Significado de JPEG

O que é JPEG

JPEG é uma sigla que é um conhecido formato de arquivo próprio para a manejo de fotos em computadores e na internet. Contudo, apesar de ser considerado um formato de arquivo é mais correto afirmar que JPEG refere-se a um método de compressão de imagens.

O nome JPEG é formado pelas iniciais de Joint Photographics Experts Group, nome do grupo de especialistas responsáveis pela criação do processo de compressão JPEG. O JPEG ou JPG tornou-se um dos formatos de arquivos para fotos mais populares do mundo, sendo um dos únicos utilizados para imagens na Web, juntamente com o GIF (Graphic Interchange Format) e o PNG (Portable Network Graphics).

Os arquivos JPEG oferecem uma suporte para cores de 24 bits, possibilitando o arquivamento de imagens em alta qualidade com uma profundidade de até 16.777.216 de cores. É comum que câmeras digitais e scanners registrem suas imagens salvando-as como .jpeg.

Entretanto, é interessante notar que a compreensão no formato JPEG altera a qualidade das imagens, e para que essa perca de qualidade seja minimizada podemos escolher diferentes níveis de compreensão para salvar as imagens em JPEG com maior ou menor qualidade. Quando a taxa de compreensão é mais alta, pior é a qualidade da imagem, e quanto menor a taxa, menos qualidade a imagem original irá perder.

A qualidade nos arquivos JPEG

Com os arquivos JPEG se pode escolher uma alta taxa de compreensão e criar arquivos leves, que não ocupam espaço na máquina, ideais para a web e para o correio eletrônico. Pode-se comprimir uma imagem em JPEG até cerca de 10% de seu tamanho original de forma quase imperceptível para o olho humano.

Imagens que irão ser modificadas não devem ser guardadas no formato JPEG, pois toda vez que uma imagem neste formato é editada ela perde um pouco da qualidade. Faz necessário então que para a edição se tenha imagens salvas no formato TIFF ou BMP, sem compreensão e com a máxima profundidade de cor, guardando-se então no formato .jpeg somente as imagens que não serão mais editadas, as versões finais de um trabalho.

Uma imagem JPEG também perde qualidade toda vez que é salva novamente, pois toda vez que uma imagem é salva no formato sofre um novo processo de compreensão.

O significado de JPEG está na categoria Significados