Significado de Persuasão

O que é Persuasão

Persuasão é uma palavra que chega até a língua portuguesa derivada do verbo latino persuadere.

O que é Persuasão

Persuasão é uma palavra que tem a ver com convencer. A persuasão visa, como o próprio nome diz, persuadir alguém. A estratégia tenta induzir uma pessoa a creditar ou a aceitar o que lhe falam. Persuadir é, portanto, uma habilidade comunicativa e retórica e tem a intenção de fazer com quem alguém aceite um fato ou argumento proposto.

Muitos veem a persuasão como uma arte que pode ser aprendida. Por isso, há diversos cursos que ensinam a persuasão. Em geral esse tipo de curso tem como publico alvo empresários e outros profissionais que lidam diariamente com o público, buscando convencer. Além de curso também é fácil encontrar livros de auto-ajuda que buscam iniciar o leitor na arte da persuasão.

A persuasão pode ser encontrada em diversos tipos de texto. É facilmente encontrada em anúncios e propagandas, em resenhas, em artigos de opinião. Também fazem uso da persuasão os discursos jurídicos.

Muito famoso por seus discursos, Cicero foi um senador e advogado que viveu durante o período da República Romana. OS discursos de Cícero possuem grande poder retórico e de persiasão, conseguidos através do uso elegante e consciente de figuras de linguadem e de estilo. Um de seus mais famosos textos é a coleção de discursos que levou Lucio Catilina a morrer, conhecidos como As Catilinárias.

Livro Persuasão

Persuasão é o nome em português de um livro escrito por Jane Austen por bolta de 1816. O título original do livro, em lngles, é Persuasion. Seu conteúdo parece ser autobiográfico.

O livro, publicado logo após a morte da autora, tem indícios de ser uma obra incompleta, especialmente por carecer de tirulo quando Austen faleceu.

Persuasão racional

No âmbito jurídico a persuasão racional encontra-se no artigo 131 do Código de Processo Civil: “Art. 131.  O juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes; mas deverá indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento”. (Redação dada pela Lei nº 5.925, de 1973).

O Brasil adota o princípio da persuasão racional. O juiz pode decidir com base em elementos existentes no processo, mas sua avaliação deve ser feita levando em consideração critérios críticos e racionais.

O significado de Persuasão está na categoria Significados