Significado de Sagaz

O que é Sagaz

Sagaz é um termo que tem origem no latim sagax, palavra que pode ser traduzida como aquele que tem astúcia, perspicaz, inteligente, esperto. A palavra sagaz então refere-se ao indivíduo que tem habilidades em diversas áreas e que sabe usá-las em conjunto para a realização de um determinado fim.

Dessa forma, vemos que, sagaz é uma pessoa inteligente, hábil, que sabe surpreender, capaz de prever situações, de tomar medidas preventivas em relação a problemas, que sabe escapar desses quando necessário ou enfrenta-los da melhor forma conforme a ocasião.

Uma pessoa sagaz é uma pessoa difícil de enganar e que dificilmente se engana, que sabe o que quer e o que fazer para atingir os seus objetivos. Um indivíduo tido como sagaz, além do conhecimento e o desenvolvimento das faculdades da inteligência, tem também uma certa malícia, um jogo de cintura, uma percepção ampla das coisas.

Um exemplo de pessoa sagaz pode ser um detetive. Numa investigação, um detetive precisa de toda a sagacidade para fazer suas averiguações de forma discreta, encontrar as pistas, relacionar essas pistas, precisa conhecer de psicologia, saber como fazer as perguntas certas para as pessoas certas, necessita de toda uma gama de conhecimentos que precisam ser usados concomitantemente e de forma inteligente para atingir seus objetivos.

E entre os muitos sinônimos possíveis para a palavra sagaz podemos destacar alguns como: ardiloso, arguto, esperto, engenhoso, perspicaz, sabido, prudente, habilidoso, astuto, inteligente, sábio, entre outros.

 

 

 

O significado de Sagaz está na categoria Significados