Significado de Startup

O que é Startup

Startup é um termo que foi importado do inglês e que, atualmente, é bastante utilizado em língua portuguesa.

O que é Startup

Uma Startup pode ser definida como uma empresa recente, que está iniciando suas atividades no mercado e que tem a pretensão de ganhar mais espaço devido a suas ideias inovadoras.

Em resumo, startups podem ser definidas como empresas que estão no início de seus negócios e atividades, com o objetivo de explorar atividades inovadoras no mercado, ou seja, startups são empresas jovens e com ideais inovadores, possuindo em si grande potencial de crescimento e também reunindo, em geral, características que permitem que os negócios sejam bem sucedidos.

Startup no Brasil

As primeiras empresas do tipo Startup surgiram não no Brasil, mas sim no Vale do Silício, localizado no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Isso aconteceu na década de 90, quando também surgiram diversos empreendedores em busca de financiamento para projetos sustentáveis e de alta lucratividade. Esse movimento aconteceu principalmente na área tecnológica. Isso foi chamado de internet bubble, que pode ser traduzido como “bolha da internet”.

Foi essa a época do surgimento de grandes empresas, verdadeiras gigantes do mercado, como o Google e a Apple. Outras do seguimento que vieram no mesmo contexto foram a Microsoft e o Yahoo!. Um pouco mais tarde surgiu o Facebook.

As startups brasileiras surgiram um pouco depois, já durante o século XXI. Seu crescimento começou a ficar mais marcado a partir do ano 2010. Seguindo a tendência americana, a grande maioria das empresas é voltada para a área da tecnologia e seus empreendedores são jovens que investem dinheiro em seus sonhos, correndo riscos para realiza-los.

Só no Brasil são mais de dez mil empresas do estilo startup. Elasa, até o ano de 2012, já haviam movimentado quase 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Essa quantidade de dinheiro movimentada é bastante significativa para a economia do país e faz com que o número de jovens que buscam montar sua própria startup cresça cada vez mais.

As empresas startup de mais sucesso costumam ter empresas que investem capital nelas, pois acreditam em suas ideias e no modelo de negócio. Essas empresas investidoras também podem ser chamadas de empresas aceleradoras.

O empreendedorismo do tipo startup é promissor e bastante convidativo, pois, para o olhar externo, parece ser uma forma fácil de ganhar dinheiro apostando em sua paixão. A verdade é que esse tipo de negócios necessita de investimento e de bastante dedicação e trabalho duro.

O significado de Startup está na categoria Significados