Significado de Pneumático

O que é Pneumático

Pneumático é um adjetivo e substantivo masculino. O termo vem do Francês pneumatique, que significa “pneumático”, isto é, “cheio de ar”, derivando-se do Grego pneuma, que é “ar, vento, sopro”.

O significado de Pneumático está relacionado com ar, com os gases.

Pneumático é também tudo aquilo relativo às máquinas que utilizam ar comprimido, ou seja, que se movimentam ou são acionadas com a ajuda de ar comprimido.

Pneumática é o nome da ciência que tem como objeto de estudo dos sistemas mecânicos de compressão de ar.

Na Biologia, osso pneumático é a denominação das pequenas cavidades existentes nos seres humanos, que permitem e auxiliam na passagem do ar. São exemplos os ossos frontais e os ossos temporais. Este tipo de osso é encontrado no crânio dos mamíferos e no corpo de aves (para elas, os ossos pneumáticos estão associados com a atividade do voo).

Como substantivo, pneumático é conceituado como o invólucro exterior que, em tecido ou borracha, contorna a câmara de ar da roda de um veículo.

Por curiosidade, na obra Admirável Mundo Novo, do escritor inglês Aldous Huxley (1894 – 1963), a palavra pneumática é utilizada para designar as mulheres que têm corpo curvilíneo.

Sistema Pneumático

Um sistema pneumático é aquele que tem seu funcionamento através da compressão de gases, que irão se converter em energia mecânica, para auxiliar na realização da força de movimento de eixos e pistões. O sistema pneumático é semelhante ao sistema hidráulico por conta do uso de ar ou gás.

Máquinas pneumáticas são vistas como parte da produção industrial que realizam movimentos repetitivos, principalmente nos sistemas de transporte. Um exemplo é o freio pneumático de caminhão.

Outro exemplo é encontrado nas ferramentas médicas, como é o caso do garrote pneumático – este equipamento é usado em cirurgias para bloquear a circulação do sangue.

Em termos de movimentos repetitivos, destacam-se equipamentos na automação industrial, como o pregador pneumático. Além deste, existe o músculo pneumático que, como o próprio nome diz, tem um funcionamento de base na anatomia do ser humano, expandindo e contraindo-se, conforme a pressurização. Este dispositivo industrial tem como intuito compor sistemas mecânicos complexos.

Hidráulica e Pneumática

Os sistemas hidráulico e pneumático são parecidos quando pensa-se na forma como funcionam. O sistema hidráulico é à base de fluídos – como, por exemplo, água, óleo ou outros produtos líquidos –, enquanto que a pneumática é por meio de ar comprimido.

A hidráulica tem a vantagem em relação ao reaproveitamento dos materiais, pois os líquidos descartados podem retornar ao sistema, garantindo um aproveitamento da potência dos fluídos pressurizados.

Por outro lado, a pneumática tem o ar expulso após este ter cumprido sua função, necessitando de reposição para continuar.

Pneu e Pneumático

A palavra pneu é uma forma diminutiva de pneumático, por isso pneu também conta com a mesma origem que a palavra “pneumático”.

O uso da palavra pneumatique, que resultou no português “pneumático”, foi utilizado pela primeira vez no século XIX, através de uma empresa francesa. O termo se referia ao aro que envolvia a roda do veículo – hoje, é o famoso pneu.

Em 1911, Philip Strauss combinou um pneu e um tubo no interior cheio de ar para inventar o primeiro pneu. Assim, um produto que é altamente comum hoje em dia começou a ser comercializado através da empresa Strauss Hardman Tire & Rubber Company.

O significado de Pneumático está na categoria Significados